INPI lança projeto de memória com acesso a patentes históricas

INPI lança projeto de memória com acesso a patentes históricas

Notícias

O projeto Memória da Propriedade Industrial – Patentes Históricas visa recuperar e preservar o acervo histórico de patentes do Brasil.

É um resgate da memória dos inventos criados no País e no mundo, guardada nos documentos das patentes depositadas no INPI e, agora, disponíveis ao público. O Instituto tem a guarda permanente desse patrimônio da sociedade.

Mais de 3 mil documentos datados de 1895 a 1929 foram tratados, digitalizados, indexados (para identificação e recuperação das informações) e inseridos em um banco de dados. Entre esses documentos, o INPI localizou cartas-patentes (documentos de concessão) assinadas por 11 dos 13 presidentes eleitos da Primeira República do Brasil. Naquela época, bem antes da criação do Instituto, as cartas-patentes eram assinadas pela autoridade máxima do País e pelo ministro competente.

O acervo histórico de patentes pode ser acessado livremente em um repositório arquivístico digital confiável. O projeto de recuperação resultou ainda no livro “As invenções no Brasil contadas a partir de documentos históricos de patentes” e em um vídeo de como foi desenvolvido o trabalho.

Fonte: https://www.gov.br/inpi/pt-br/projetos-estrategicos/patentes-historicas

Imprimir